Juliano Medeiros Juliano Medeiros tem 38 anos, é gaúcho e mora em São Paulo. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em História pela mesma instituição, ocupa o cargo de presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL desde 2018. Foi presidente da Fundação Lauro Campos e coordenou a Liderança da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados. Iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e foi duas vezes diretor da UNE, entre 2005 e 2009. Em 2017, publicou pela Boitempo Editorial o livro “Cinco mil dias – o Brasil na era do lulismo” e, em 2022, lançou “A nova esquerda na América Latina: partidos e movimentos em luta contra o neoliberalismo”, pela Autonomia Literária .

Militância

Juliano Medeiros iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista em 1999. No mesmo ano filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e em 2005 ingressou no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No ano seguinte assumiu a Diretoria de Movimentos Sociais da União Nacional dos Estudantes (UNE), sendo reeleito em 2007. Após deixar o movimento estudantil, assumiu a coordenação política do mandato do Senador José Nery (PSOL/PA) em Brasília. Foi assessor parlamentar da Senadora Marinor Brito (PSOL/PA) e do deputado Ivan Valente (PSOL/SP). Eleito para a Executiva Nacional do PSOL em 2013, tornou-se Secretário de Comunicação do partido. Em 2015 foi eleito Diretor-Presidente da Fundação Lauro Campos, órgão de estudos e pesquisas do PSOL. Em 2017, no VI Congresso Nacional do PSOL, foi eleito presidente nacional do partido, sendo reeleito em 2021.

Em 2018 coordenou a campanha presidencial de Guilherme Boulos e, no mesmo ano, integrou a coordenação de campanha de Fernando Haddad no segundo turno. Assumiu papel destacado na articulação dos partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro, sendo signatário de várias medidas contra o ex-presidente e seus ministros. Em 2022 integrou a coordenação de campanha do presidente Lula e fez parte da equipe de transição, em Brasília. Foi candidato a 1º Suplente de senador na chapa de unidade das esquerdas em São Paulo no mesmo ano.

Juliano Medeiros tem ativa militância internacionalista, sendo representando o PSOL em diversos eventos fora do Brasil. Mantém relações com partidos, movimentos e dirigentes políticos da esquerda em diversos países, notadamente na Europa, Estados Unidos, Canadá e toda a América Latina. Colabora com sites, revistas e jornais no país e no exterior há vários anos, com dezenas de artigos publicados.

Obras

Um mundo a ganhar (Multifoco, 2013)

Um partido necessário – 10 anos de PSOL (FLC, 2015)

Cinco Mil Dias: o Brasil na era do Lulismo (Boitempo, 2017)

A Nova Esquerda na América Latina (Autonomia Literária, 2022)

Fotos divulgação