As direções nacionais de PSOL e PCdoB se reuniram na tarde desta quarta-feira (22/12) para discutir a construção de uma federação partidária entre os dois partidos.

De acordo com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, foi “um diálogo muito franco e produtivo sobre os caminhos da unidade e da luta pelo socialismo no Brasil”.

Medeiros disse ainda em seu Twitter que os dois partidos farão outras reuniões nas próximas semanas para fortalecer os laços entre as duas legendas.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, confirmou em seu Twitter o encontro. Segundo Luciana, o diálogo foi “pautado pela perspectiva de construir o país que a nossa gente quer, precisa e merece”.

No início de dezembro, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) já havia apresentado para a Folha de S. Paulo essa possibilidade.

“Acho que uma agenda com o PSOL poderia ser uma construção nova, diferente, uma chapa [presidência] com Guilherme Boulos [PSOL] e Manuela d´Avila [PCdoB], para trazer o debate da sustentabilidade com mais força para o campo da esquerda”, defendeu Orlando na Folha naquela ocasião.

Além do PSOL, o PCdoB também tem mantido conversas com PT, PSB e PV.