O 8º Congresso Nacional do PSOL está oficialmente aberto! Na última sexta-feira (29), a cerimônia de abertura da etapa nacional do congresso, em Brasília (DF), contou com a participação de dirigentes nacionais e parlamentares do partido, além de representantes de movimentos sociais, entidades, organizações e partidos aliados.
Transmitida ao vivo nas redes sociais do PSOL, a cerimônia contou com falas de lideranças dos movimentos negro, feminista, LGBTQIA+, indígena, sindical, sem-teto, sem-terra, entre tantos outros que demonstram a diversidade e a potência da classe trabalhadora organizada.

Estiveram presentes na cerimônia diversos ministros do governo Lula, incluindo as duas ministras que integram a Federação PSOL/Rede, Sônia Guajajara e Marina Silva.

Foto: Tuane Fernandes

A cerimônia contou também com o pré-lançamento do livro “Marielle Franco, Nesse lugar da política: um mandato interrompido” e com a exposição “Marielle Franco – Nesse Lugar”, uma amostra do acervo biográfico de Marielle Franco.

Foto: Tuane Fernandes

Mais cedo na sexta-feira, integrantes da Executiva Nacional do PSOL se reuniram com as dezenas de convidados internacionais que acompanham o 8º Congresso do partido, para apresentar um panorama do que tem sido a política do PSOL no país e estreitar pontes e relações entre a esquerda internacionalista.

Foto: Allison Sales