O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, chegou ao Chile nesta quinta-feira (10) para acompanhar e fazer parte da posse do novo presidente chileno, Gabriel Boric, que acontece na sexta (11) na cidade litorânea de Valparaíso, na sede do Congresso do Chile.

O ex-líder estudantil Gabriel Boric, venceu as eleições chilenas aos 35 anos no segundo turno, no dia 19 de dezembro do ano passado. Ele derrotou o direitista José Antonio Kast, conhecido como “Bolsonaro chileno”.

Boric era deputado do país eleito em Magallanes, no extremo sul do país, pelo partido Convergência Social, que faz parte da Frente Amplio, coalizão de partidos que representa a nova esquerda chilena e há anos tem ótimas relações políticas com o PSOL.

 

Na reta final do segundo turno, o PSOL também enviou uma comitiva ao Chile para acompanhar as eleições e demonstrar o apoio brasileiro aos novos ares à política chilena que representava a candidatura de Gabriel Boric. Estavam presentes, além do presidente do partido Juliano Medeiros, Guilherme Boulos e a secretária de Relações Internacionais do PSOL, Deborah Cavalcante.

Crítico do sistema económico neoliberal do Chile, Gabriel Boric tem em seu plano de governo propostas como a substituição do sistema de pensões privadas por um sistema público, introduzir impostos progressivos para empresas e cidadãos ricos, aumentar o salário mínimo e reduzir a semana de trabalho para 40 horas.

O seu programa inclui também o aumento de investimentos em áreas sociais, incluindo a criação de um seguro de saúde universal e o lançamento de um plano nacional de saúde mental, bem como a reforma da força policial, cuja conduta foi muito criticada durante a repressão aos protestos de 2019 no país, além do investimento na luta contra o aquecimento global.