Para Juliano Medeiros, se houver um segundo turno, poderá haver uma aproximação do PDT com Lula, apesar da resistência de Ciro Gomes

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (26) que o presidenciável Ciro Gomes (PDT) queimou pontes com a esquerda e deve terminar as eleições atrás da candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MDB). Para o dirigente, a candidatura de Ciro “já foi para o brejo”.

Uma candidatura que precisa se reafirmar o tempo todo é uma candidatura que já foi pro brejo”, afirmou Medeiros, ao chegar para um evento da candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com artistas em São Paulo. Horas mais cedo, Ciro fez um “manifesto à nação” para reafirmar sua candidatura e atacar Lula.

“Entendo a posição dele. É a posição de quem está sendo vítima do voto útil. O Psol também foi vitima desse mesmo voto útil em 2018. Muitos eleitores que queriam votar numa alternativa de esquerda deixaram de votar no Psol para votar no Ciro e hoje estão arrependidos, afirmou, em referência à candidatura de Guilherme Boulos (Psol) naquela eleição.

“Acho normal que queira reafirmar a candidatura, ele não tem mais nenhum espaço para voltar atrás, ele queimou as pontes, destruiu os navios mas acho que não vai fazer falta, não. Ele sabe o que faz.”

Para o dirigente do Psol, a postura de Ciro não ajuda. “O eleitor dele está percebendo. Ele está desidratando, vai acabar atrás da Simone Tebet nesta eleição”, disse Medeiros.

“Ele é vítima dos erros dele, fez campanha sem identidade clara, que bate na esquerda e na extrema direita e achou que tinha eleitorado de 20% no Brasil? Não existe isso. O Brasil está polarizado há quatro anos entre esquerda e direita. Achar que não podia ser nem de direita nem de esquerda e poder crescer é um erro tolo de avaliação”.

O presidente do Psol afirmou que se houver um segundo turno, poderá haver uma aproximação do PDT com Lula, apesar da resistência de Ciro.