Juliano Medeiros rebate candidato do PDT, que insiste em dizer que Lula não vai a debates, sendo que ex-presidente já afirmou que participará de, ao menos, 3 encontros no primeiro turno

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, usou as redes sociais nesta quarta-feira (27) para rebater declarações de Ciro Gomes (PDT) dando conta de que Lula (PT) não irá a debates presidenciais. Seu partido está no arco de alianças do PT e apoiará o ex-presidente na corrida ao Palácio do Planalto desde o primeiro turno.

Nos últimos dias, o candidato do PDT à presidência tem investido em postagens afirmando que Lula, assim como Bolsonaro, estaria “fugindo” dos encontros entre presidenciáveis planejados por emissoras de televisão. O ex-presidente, no entanto, em nenhum momento afirmou que não vai a debates, mas tem defendido que os encontros se limitem a três no primeiro turno.

“Ciro mente. Diferente de Bolsonaro, nossa coligação aceita a participação de Lula nos debates. Mas propomos a realização de três debates promovidos num pool de emissoras para ampliar o alcance e não inviabilizar a campanha. Igualar Lula e Bolsonaro nesse caso é desonesto”, disse Juliano Medeiros.

“Refém da agenda dos canais” 

Desde que a CNN, Band e Rede TV! anunciaram o cancelamento de seus respectivos debates presidenciais por conta da ausência de Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o assunto se tornou um dos principais tópicos nas discussões na internet, principalmente se o petista deveria ou não participar de um embate eleitoral sem a presença do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Durante entrevista concedida ao UOL na manhã desta quarta-feira (27), Lula foi questionado pelos entrevistadores se iria ou não aos debates, como resposta declarou que aceita, mas que não pode ficar refém da agenda dos canais.

“Nós fizemos a proposta de que fossem 3 debates em um pool, para podermos viajar o Brasil e não ficar refém de uma infinidade de debates. Eu vou em debate com qualquer pessoa. O Bolsonaro só quer ir no segundo turno. Mas ele tem que lembrar que pode não ter segundo turno”, disse Lula

Em seguida, Lula reforçou a sua disponibilidade de participar dos debates. “Eu gosto de debate, é uma coisa instigante, seja no primeiro ou no segundo turno, mas quero moralizar a quantidade de debate, não sou político de gabinete que espera o debate para aparecer”.